quarta-feira, 1 de junho de 2011

4º Dia - Um olhar sensitivo

Olá.

Hoje iremos realizar uma atividade bem agradável.

Assista os vídeos indicados abaixo e ao final poste seus comentários relacionando-os com os textos lidos até aqui.

Pegue a pipoca e bom filme!!!!!!



VOCÊ PODE SUGERIR VÍDEOS NESTES ESPAÇO PARA OUTROS PARTICIPANTES.

Um comentário:

  1. As pessoas ainda transmitem num olhar e em gestos o preconceito gerado pela falta de informação sobre assuntos relacionados aos portadores de deficiência.
    Apesar da legislação a pessoa portadora de deficiência física enfrenta grandes desafios desde o preconceito até a falta de estrutura que impede a acessibilidade. São muitos os obstáculos físicos, guias não rebaixadas, os ônibus adaptados que não atendem a demanda entre outras dificuldades.
    O preconceito ainda presente na sociedade é revelado pelo modo como as pessoas tratam as PPD´s (Pessoas Portadoras de Deficiência) algumas com certa inferioridade como se a deficiência limitasse a condição de ser humano, enxergando apenas a deficiência e não a potencialidade da pessoa. Esquecendo que assim como as PPD´s possuem algum tipo de limitação nós também possuímos, por exemplo aquele que usa óculos é porque tem uma limitação na visão e isso não impede que tenha uma vida normal. Assim acontece com a PPD física, só porque faz uso da cadeira de rodas , não significa que esta não possa realizar outras atividades que revelem seu talento.
    A idéia é dar a oportunidade á uma PDD tão qualificada quanto uma pessoa sem deficiência, dar a oportunidade para pessoa mostrar sua potencialidade . Talvez o obstáculo que afaste essa contratação ainda seja a resistência por parte das empresas em adaptar o ambiente de trabalho. Outra questão de direito é a acessibilidade á locais públicos, privados e aos meios de transportes. Segundo a ONU acessibilidade é entendida como possibilidade de acesso, processo de conseguir igualdade de oportunidade em todas as esferas da sociedade. E está regulamentada pela LEI No 10.098, de 19 de Dezembro de 2000. Para ler na íntegra os dispositivos da lei acesse : http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/110098.htm

    As leis asseguram os direitos das PPD´s e exercem um papel importante na luta pela inclusão social e o preconceito ainda precisa ser eliminado por meio das informações que visam a eliminar as barreiras arquitetônicas e sociais ensinamento as pessoas a conviver com a diversidade.
    Por: Flávia Maria (PIE) VNI

    ResponderExcluir

DISCUTINDO O TEXTO :